sexta-feira, 1 de maio de 2020

Ilha da Arco-Íris (relaxamento)

Olá, feliz 1º de Maio!

Como estão? Espero que a entrada neste novo mês seja mais positiva e que estejamos a deixar o pior para trás!

A atividade que vos trago desta vez é uma história em que o narrador (pai, educador, ou outro) descreve uma experiência usando palavras descritivas que ajudam a criança a sentir o que se está a passar na história. O objetivo é ajudar a criança ou jovem (ou até mesmo um adulto) a relaxar, sentir-se mais calmo e até ajudar a adormecer.  É uma atividade para todos e para todas as idades, mas mais adaptada para uma linguagem adaptada à compreensão das crianças. É uma atividade particularmente boa para crianças com dificuldades no controlo emocional ou da frustração. Pode ser realizada individualmente ou até mesmo em grupo.

Esta atividade vem acompanhada de um vídeo, feito por mim, em que a narradora sou eu, caso queiram usá-lo em vez de serem vocês os narradores. Explico, também, uma técnica de respiração profunda para as crianças usarem durante a leitura da história. Espero que gostem, tive imenso prazer em fazer este vídeo!


Como proceder:

Antes de ler a história, peçam à criança/jovem que se sente ou deite num lugar confortável de forma a se sentir à vontade. Explique que vai ler uma breve lista de instruções que deve seguir e que tudo o que a criança/jovem precisa fazer é ouvir e usar a sua imaginação enquanto segue a narrativa. A criança deve fechar os olhos durante a leitura. Pode aproveitar e ensinar à criança como respirar profundamente e diga que o deve fazer cada vez que der essa instrução. Depois, é só ler a história. Não tenham pressa, leiam com calma e usem uma voz tranquila para que a criança ou jovem tenha tempo para se guiar pelas palavras e imaginação. Como disse anteriormente, podem usar o meu vídeo se preferirem usar esse recurso!


A Ilha do Arco-Íris

Tira um momento para te sentires confortável e depois fecha os olhos. (pausa enquanto a criança se senta confortavelmente). Acabaste de chegar à ilha do arco-íris. Entra no cais e respira fundo.
Vais notar que o cais está organizado, quase vazio, mas há uma caixa à tua frente. A caixa é onde tu deixas as tuas preocupações e os eventos do dia para trás enquanto visitas a ilha do arco-íris.
Reserva um momento para pensar no teu dia. Aconteceu alguma coisa hoje que te tenha feito sentir triste, confuso, assustado ou com raiva? Nesse caso, para um momento para imaginar que colocas essas experiências e sentimentos na caixa (pausa). Tiveste alguma preocupação hoje? Nesse caso, coloca-a na caixa também. Podes colocar qualquer ideia, pensamento, sentimento ou experiência na caixa. Coloca qualquer coisa na caixa que gostarias de deixar para trás. Podes voltar a obtê-los a qualquer momento, se quiseres. Por enquanto, porém, deixa-os na caixa para que possas desfrutar da Ilha do arco-íris com um coração leve.
Agora é hora de ir explorar a ilha. A ilha é um lugar onde estás seguro, és desejado e apreciado. É um lugar que te entende e te honra. És um convidado bem-vindo aqui. Caminha até o final do cais, onde vais encontrar a terra. Segue o caminho da relva até à colina. Vais encontrar uma grande rocha lá. É grande o suficiente para subires para cima dela, se quiseres. Consegues ter uma vista linda da água em cima da rocha. A rocha esteve sob o sol o dia todo e está quente quando lhe tocas. Reserva um momento para te deitares na pedra e aprecia o calor (pausa). Deita-te de costas e sente o sol no teu rosto. Reserva um momento para ouvir todos os sons ao teu redor. Consegues ouvir as ondas do oceano à distância? Ou os pássaros a cantar das árvores? Consegues ouvir a brisa a soprar através das árvores e da relva? (pausa).
Quando estiveres pronto, desce da pedra e continua a seguir o caminho em que estavas antes. Enquanto caminhas, vê se consegues sentir o cheiro do ar salgado do oceano. Ou se consegues cheirar as flores que crescem selvagens na floresta? As flores cheiram um pouco a canela misturada com mel e uma pitada de rosas. Se te concentrares o suficiente, aposto que também consegues sentir o cheiro da relva. Ao continuares pelo caminho, vais encontrar uma placa. A placa tem uma seta e diz "Farol da ilha arco-íris". Segue a direção da seta. Isso vai levar-te a um farol.
Ao dobrares uma esquina, vês o farol. A torre do farol está pintada com faixas de arco-íris - vermelho, laranja, amarelo, verde, azul claro, azul escuro e violeta. Há uma placa do lado de fora da torre que diz "Bem-vindo!”. Então entras. Quando entras dentro da torre do farol, estás no nível vermelho. Uma placa na parede diz: "Aqui está seguro e protegido.". Ao subires as escadas, as paredes ficam alaranjadas. A placa na parede laranja diz: “Estás cheio de alegria.”. Mais acima nas escadas, as paredes começam a tornar-se um amarelo brilhante. Uma placa aqui diz: “Segue os teus sonhos. Acredita em ti mesmo.”. Paras por um momento para olhar para cima - ainda faltam alguns níveis, mas ainda não te sentes cansado, então continuas a subir as escadas. Logo, as paredes ficam com um lindo tom de verde. Uma placa aqui diz: "Ama e sê amado.". À medida que avanças ainda mais em direção ao topo da torre, as paredes tornam-se um tom de azul claro. Aí lês as palavras “Honra a tua voz: fala.” pintadas na parede. Enquanto continuas a subir as escadas, as paredes azuis claras aprofundam-se num tom de azul escuro profundo. Aqui há um sinal que diz: "Escuta a tua intuição.". E, finalmente, alcanças o nível superior das escadas. As paredes aqui são violeta. A placa na parede diz: "Tu és puro amor e luz."
Ao ficares no topo do farol, tens uma visão de tudo - consegues ver a água, a terra e o céu. Vês as pessoas, os animais, as árvores e as plantas. Sentes-te conectado a todas essas coisas. E ao olhar para tudo, sentes o teu coração a se encher de amor, luz e aceitação. Reserva um momento para apreciar esse sentimento (pausa). Lembra-te que aqui na ilha, tu estás seguro e és amado. Sente esse amor em todas as partes do teu corpo. Imagina esse amor a envolver-te.
Quando estiveres pronto, desce as escadas do farol. Passas do violeta ao azul escuro, ao azul claro, ao verde, ao amarelo, ao laranja e, finalmente, ao vermelho. Volta para o caminho da relva e volta para a grande rocha na colina. Relaxa por um tempo aqui na rocha novamente até estares pronto para retornares ao cais (pausa).
Quando chegares ao cais, se desejares trazer algum evento do teu dia contigo, recupera-o da caixa antes de partires. Mas fica à vontade se quiseres deixá-los aqui na ilha arco-íris - eles permanecerão na caixa até precisares ou quereres de volta.
Reserva um momento para ficares no cais e observares a beleza da ilha arco-íris (pausa). Depois fecha os olhos, sente o sol na tua cara e concentra-te em como és amado e estás seguro aqui.
Respira fundo e abre os olhos quando estiveres pronto para voltar.
-- Fim da história --

Aqui acima encontram a história, mas deixo, como sempre, as fichas de utilização, caso vos seja mais útil, no final do post.

Até ao próximo post,
Bárbara 
🎈
Ficha de utilização


Ficha de utilização 2
Ficha de utilização 3


Ficha de utilização 4


0 comentários:

Enviar um comentário

 

Psicodivertidamente Template by Ipietoon Cute Blog Design