quinta-feira, 28 de maio de 2020

Expressa as tuas emoções 🙌

Mais um dia, mais um post.

Este post é um 3 em 1 bem recheadinho de reflexão, expressão, conhecimento e criatividade.

As emoções e os sentimentos são conceitos que, para algumas crianças, são difíceis de compreender e trabalhar. Mesmo para as crianças que não partilham essa dificuldade, é sempre positivo trabalhar estes conceitos com os mais pequenos e fazê-los sentir confortáveis para exprimirem aquilo que sentem para que não vejam a desenvolver essa dificuldade mais tarde. É importante, pela mesma razão, que estas atividades sejam realizadas em conjunto com o adulto para haver uma partilha saudável e rica entre ambos.

As atividades que publico neste post surgem do site do projeto academia-cv.pt que tem imensos recursos para desenvolver diversas capacidades das crianças, especialmente, migrantes. No entanto, são atividades que facilmente se adaptam para crianças de todas as idades e diversos contextos. Neste post, vou partilhar 3 atividades que se podem realizar utilizando a mesma ficha de trabalho. Todas as atividades, separadamente, devem demorar entre 30 a 60 minutos. São apropriadas para crianças a partir dos 4 anos, sempre adaptando a linguagem e o nível de auxílio à idade.

Há situações importantes a ter em conta e que o próprio projeto expõe. De forma a prevenir situações que causem um desconforto na criança, evitar discutir muito os sentimentos e emoções negativas. Por outro lado, se facilitar, pode ser utilizada uma personagem ou pessoa fícticia para ajudar na discussão sobre as emoções e sentimentos, podendo mesmo usar-se mesmo uma história lida previamente.


Como proceder:

Os materiais são sempre os mesmos, as canetas coloridas e a ficha de trabalho fornecida (mais abaixo). Na atividade 3, é necessário, adicionalmente, papéis soltos com emoções escritas ou emojis. 

1ª atividade - Sentimentos

  1. Pedir às crianças para pensarem como se estão a sentir naquele momento;
  2. Distribuir uma folha com o desenho incompleto e pedir que cada uma complete o desenho de forma a representar como se sente naquele dia. O adulto também deve completar um desenho;
  3. Cada um apresenta o seu desenho e explica o que representa (apontar a resposta);
  4. Durante as apresentações dos desenhos colocar questões, como: Costumas sentir-te assim muitas vezes? O que te faz sentir assim? Como muda o teu estado de humor? O que te faz mais feliz? O que te faz sentir medo? O que te deixa triste? O que foi mais fácil/difícil de desenhar? Gostaste de fazer o desenho? (apontar a resposta);
  5. Pedir aos participantes para desenharem e/ou escreverem em redor do desenho o que despoleta aquelas emoções e no final apresentar novamente o seu desenho com estes novos elementos.


2ª atividade - Adivinha as emoções 1

  1. Distribuir uma folha com o desenho incompleto e pedir que cada criança complete o desenho de acordo com a sua imaginação. Explicar que podem desenhar a personagem que quiserem sem restrições e podem apresentar também características associadas à profissão ou a uma atividade que a pessoa faz. Dar 10 minutos para o desenho ser o mais completo possível;
  2. À vez, cada um apresenta o seu desenho, e os outros têm de dizer quem é e como se sente aquela personagem. Para facilitar, pode colocar questões como: O que fará alguém sentir-se assim? Costumas sentir-te assim muitas vezes? O que pode mudar este estado de humor? O que te faz mais feliz? O que te faz medo? O que te deixa triste? O que foi mais fácil/difícil de desenhar? Gostaste de fazer o desenho? (apontar a resposta);
  3. Pode pedir às crianças para escreverem, em redor do desenho, a descrição daquela personagem: quem é, o que faz, do que gosta e do que não gosta. No final, todos apresentam o seu desenho, lendo o que escreveram.

 

3ª atividade - Adivinha as emoções 2

  1. Pedir que cada criança retire aleatoriamente um papel ou emoji e leia ou diga a emoção (apoiar as crianças com dificuldade na leitura e/ou interpretação ou que não conseguem ler ainda);
  2. Distribuir uma folha com o desenho incompleto e pedir que cada um complete o desenho representando a emoção que estava escrita no seu papel. Dar 10 minutos para o desenho ficar o mais completo possível;
  3. À vez, cada um mostra o seu desenho, e os outros têm de adivinhar/interpretar qual a emoção que sente aquela personagem. Pode colocar questões como: O que fará alguém sentir-se assim? Quem se costuma sentir assim? O que costuma fazer as pessoas sentirem-se assim? (apontar a resposta);
  4. Pode pedir-se aos participantes para escreverem em redor do desenho o nome da emoção que estava escrita no papel e uma frase que explique porque é que a personagem ficou a sentir-se assim. Para participantes com mais dificuldades ou não sabe escrever ainda, o adulto pode escrever aquilo que a criança diz. No final, todos apresentam o seu desenho, lendo o que escreveram.

Espero que gostem destas atividades, se tiverem alguma dúvida ou quiserem partilhar a vossa experiência com estas atividades, coloquem nos comentários mais abaixo. Mais abaixo, encontram-se as fichas de utilização e a ficha de trabalho. Não se esqueçam de seguir o blog, basta inscreverem-se na barra mesmo ao lado do post e, igualmente, de visitar o site do Projeto da Academia CV porque eles têm muitos mais conteúdos, principalmente focados no desenvolvimento pessoal, social e académico das crianças.

Até ao próximo post,
Bárbara 🎈


Ficha de utilização A1

Ficha de utilização A1

Ficha de utilização A2

Ficha de utilização A2

Ficha de utilização A3


Ficha de utilização A3



Ficha de utilização









0 comentários:

Enviar um comentário

 

Psicodivertidamente Template by Ipietoon Cute Blog Design